- Área: 1200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alan Aubry | Métropôle Rouen Normandie
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Armada de Rouen, na França, é um evento que reúne os maiores veleiros e navios do mundo, a cada cinco anos. Diante da exposição majestosa dos barcos mais bonitos do mundo, os transeuntes podem parar na instalação realizada pelo Collectif Parenthèse. A cenografia proposta é organizada em um diálogo harmonioso entre a geografia do local e a arquitetura marítima. Uma sucessão de linhas verticais traçadas por uma estrutura de madeira de mastros e velas que se acumulam no local responde à horizontalidade dos galpões, dos cais, da água e da margem.
Em um movimento parado, esses triângulos coloridos prolongam o imaginário dos veleiros parando no porto e promovem um poderoso apelo visual para o outro lado da margem. A forma das velas é inspirada em velas triangulares latinas, árabes e bermudenses. Seus gráficos, imaginados por nossos amigos do coletivo Ne Rougissez Pas!, retomam a estética alegre e pictórica dos pavilhões e sinalizações marítimas. Essas velas são interconectadas por uma malha de cunhos de amarração, fornecendo sombreamento necessário neste período de verão.
Móveis coloridos foram criados ao pé de cada mastro. Sua forma mutável traz diferentes usos: espreguiçadeiras, bancos, mesas, arquibancadas ou palco; o público pode se apropriar de cada espaço em total liberdade. A instalação não promove o desperdício: ao final do evento, todos os móveis serão transferidos para a cidade de Rouen, parte da madeira será devolvida às empresas da cidade, mastros e velas serão armazenados conosco para eventos futuros.